Entrar Registrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Nome de usuário *
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *

Purus

Aprovados em concurso de 2014 montam acampamento em frente à sede da Susam

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Eles se reuniram com o novo titular da Secretaria de Estado de Saúde, que prometeu uma nova chamada ainda este mês de 300 aprovados


Aprovados no concurso de 2014 da Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas (Susam) iniciaram na manhã desta terça-feira (4), em Manaus, uma nova manifestação em frente à sede da secretaria para pressionar por novas convocações e nomeações. Desta vez, cerca de 40 pessoas prometem se revezar em um acampamento montado em frente à sede da Susam, na avenida André Araújo, bairro Aleixo, na Zona Centro-Sul da capital.

A assistente social Lidiane Cândido, 28, que foi aprovada no certame e ainda não foi convocada, contou que o resultado do concurso só foi homologado em abril de 2015 após pressão dos aprovados. “Para datas oficiais, nós estamos há dois anos de espera por essa convocação. O concurso foi prorrogado, ele tem validade até 2019. Porém, a  gente sabe que o caos está dominando a saúde do Amazonas, então é imoral a Susam não convocar 3.163 aprovados que ainda aguardam serem chamados”, disse.

Após várias manifestações e promessas, Lidiane disse que os aprovados estão cansados, mas lutam por um direito deles. Segundo ela, havia uma promessa que esse mês seriam convocados 800 pessoas para atuarem em fundações de saúde do Estado, mas até o momento ficou apenas na promessa.

Na manhã de hoje, os representantes dos aprovados no concursos participaram de uma reunião com o novo titular da Susam¸ Vander Alves, onde ele disse que vai ocorrer uma nova chamada ainda no mês de julho de 300 concursados exclusivamente para as fundações. “No momento essa convocação é uma das principais pautas, porque está pendente e também a gente cobrou a convocação que havia sido acordada para agosto, mas nada foi definido em papel, tudo foi na palavra”, contou.

Apesar do secretário “garantir” aos aprovados as convocações no mês de agosto, os manifestantes permanecerão acampados em frente da sede da Susam até o início da próxima semana quando haverá uma nova reunião. “Nós estamos cansados, mas não podemos viver apenas de palavras e promessas. Nessa reunião de hoje ele não deu data de quando os concursados serão chamados esse mês, por isso vamos ficar aqui até a próxima semana, quando ele prometeu reunir com a gente e dizer de que forma essa convocação vai acontecer e a partir de que dia”, disse.

Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde (Susam) informou que fará uma convocação de 300 candidatos aprovados no concurso público neste mês de julho e será uma convocação específica para candidatos aprovados para cargos disponíveis nas Fundações de Saúde.

O secretário Vander Alves informou que já estão em andamento os trabalhos internos, tanto na Susam quanto nas Fundações de Saúde, para confecção da lista de profissionais que serão convocados. O secretário disse que o concurso está dentro dos prazos legais estabelecidos por lei e tem vigência até abril de 2019, conforme portaria de prorrogação publicada no dia 23 de março de 2017, no Diário Oficial do Estado (DOE).

A Susam informou já realizou quatro convocações de aprovados no concurso público realizado pelo órgão em 2014. Do total de aprovados já foram convocados 6.269 candidatos, tanto para a capital quanto para os municípios do interior do estado.

Curta nossa página no Facebook

Designed by ABCMIX Joomla Site Designer - 2015