Entrar Registrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Nome de usuário *
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *

Purus

1ª morte de macaco por febre amarela em Rondônia; outros casos estão em análise

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Cacoal teve o primeiro caso de morte de macaco por febre amarela confirmada pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) em 2017. A amostra com o resultado positivo de exames em amostra do animal foi colhido pelo Laboratório Central (Lacen) e concluído no mês de junho. Ele foi encontrado morto por moradores da zona rural do município no mês de janeiro.

Outros dois animais com suspeita da doença foram encontrados em outros dois municípios e o estado aguarda o resultado das amostras enviados para análise. O último “É esperado encontrar o vírus positivo na mata porque é lá que ele circula, mas isso não quer dizer que estamos livres de um surto. Mas Rondônia tem um índice de risco muito baixo. Assim que esse animal foi encontrado, uma equipe de Cacoal fez uma varredura em toda a área onde o animal estava para identificar pessoas não vacinadas, mas eles não encontraram ninguém sem vacinação”, disse Arlete Baldez, diretora da Agevisa.

A diretora explica que a melhor forma de prevenir a doença ainda é a vacina. “Se a pessoa pretende entrar na mata, ela tem que se vacinar 10 dias antes, porque o mosquito está lá e ela pode ser picada. Os moradores da área rural também têm que se vacinar porque eles convivem ali e tem mais chances de pegar a doença”, explicou.

A vacina contra a febre amarela está disponível nas Unidades Básicas de Saúde durante toda a semana. Antes, a pessoa ficava imune contra a doença por 10 anos, mas o Ministério da Saúde confirmou que o paciente está imune com apenas uma dose. Com informações Rondônia Agora.

Curta nossa página no Facebook

Designed by ABCMIX Joomla Site Designer - 2015