Entrar Registrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Nome de usuário *
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *

Profissionais buscam práticas alternativas para equilibrar carreira e vida pessoal

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Em busca de respostas para resolver problemas internos e externos, executivos e profissionais de várias áreas recorrem a algumas práticas alternativas como a PNL, o mindfulness, o coaching e até o yoga

Ansiedade, estresse, nervosismo, falta de concentração, insatisfação e conflitos. Sentimentos esses que fazem parte do cotidiano de muitos profissionais que se queixam de sobrecarga de trabalho, relacionamentos conflituosos, pouca produtividade e falta de perspectivas.

Em busca de respostas para resolver problemas internos e externos executivos e profissionais de várias áreas recorrem a algumas práticas alternativas, como a Programação Neurolinguística (PNL), o mindfulness, o coaching e até o yoga, a fim de melhorar aspectos comportamentais da vida, especialmente o auto-conhecimento. Isso reflete em ganho de produtividade no trabalho, concentração, inteligência emocional e qualidade de vida!

Especialista em PNL formada em Portugal, Lívia Levinthal trouxe a técnica para Manaus, onde fundou a Neuro Treaning Instituto. A técnica é aplicada em cursos de formação rápidos ou avançados. “Os jovens têm se destacado mais rápido, como ascensão na carreira, cargos de alta hierarquia. Eles são cobrados, mas não possuem gestão emocional necessária para estar nestes cargos. Tem competência técnica, mas falta maturidade emocional, por isso procuram na PNL desenvolver sua gestão comportamental e liderança assertiva”, conta Lívia.

Psicólogo e estudioso do Mindfulness com certificação pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Valberto Evangelista explica que o mindfulness (atenção plena em português) é um conjunto de técnicas meditativas ou exercícios mentais que surgiu nos Estados Unidos. Em geral, as pessoas recorrem à técnica por apresentarem sintomas de ansiedade, estresse e descontrole emocional. “Temos evidências científicas que a prática meditativa ajuda a reduzir pressão sanguínea, hipometabolismo, batimentos cardíacos, melhora o sistema nervoso parassintático, a pessoa consegue sentir melhor”, explica Evangelista. “O executivo é multitarefa e acha que é bom. No mindfulness você é treinado para ter atenção plena em cada coisa. A impressão que dá é que o dia rende mais”, acrescenta.

A filosofia milenar do yoga, que surgiu na Índia, inclui exercícios de respiração, meditação e posturas. Também é usada com finalidade de buscar mais equilíbrio na vida profissional, conta a instrutora Colleen Flanagan, com formações de yoga e meditação na Índia e no Canadá. “No trabalho é importante é saber o que queremos, ter um plano de ação. O yoga traz a nossa atenção, o nosso olhar para nós mesmos. Por exemplo, você não vai se envolver numa fofoca se isso vai fazer mal para alguém. Então vamos transformando nossas energias com o yoga”, explica Colleen.

Muito difundida nos últimos anos, a técnica de coaching é direcionada a quem deseja modificar aspectos da vida, seja um dilema profissional, financeiro, pessoal ou social, diz a coach Flávia Shiumitayi, da empresa Cisne Consultoria e Treinamento. “Estamos relacionando nossa vida aos bens materiais e ao que as pessoas acham da gente. A vida é muito maior! No final das contas o que a pessoa deseja é ser feliz e se sentir equilibrada”, finaliza.

Curta nossa página no Facebook

 

Designed by ABCMIX Joomla Site Designer - 2015