Entrar Registrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Nome de usuário *
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *

Melhores notícias

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
chuva
FOTO: WHATSAPP

A madrugada de sábado (17) surpreendeu os moradores de Boca do Acre. Foi uma chuva como há muito tempo não via. Em duas horas, choveu a metade do previsto para um mês inteiro. Foram 99,6 milímetros de precipitação, que deixaram muitos pontos de alagamento na cidade e prejuízos no setor público e para os residentes.

O mais notável incidente aconteceu com o flutuante do Serviço de Água e Saneamento de Boca do Acre – SASBA – que foi afundou, no rio Acre, na altura do bairro Macaxeiral, interrompendo o fornecimento de água para toda a cidade.

Ainda na manhã deste sábado, uma equipe da Prefeitura de Boca do Acre estava trabalhando no local para retirar o flutuante do fundo do rio e normalizar o serviço.

O vereador Ritsu Calacina, acompanhado do secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Josimar Fidelquino, visitou pontos críticos da cidade, onde casas foram tomadas pelas águas.

Piquiá debaixo d’água

No Piquiá, cenas anormais para o Platô foram registradas. O bairro que normalmente acolhe os desabrigados das cheias que castigam a cidade, na parte baixa, sofreu com o volume de água que acumulou na superfície das ruas, por conta dos bueiros obstruídos que não dão vazão.

Quintais e casas no Piquiá foram invadidos pelas águas. A professora Socorro narrou o estado de tensão ao ver sua residência sendo tomada pelas águas, durante a madrugada.

Siga-nos no Facebook

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Querendo sair da rotina e deliciar-se com aqueles sorvetes e sanduiches deleiciosos? Então você precisa ir na Frio Bom. Lá você encontra além do tradicional e cremoso picolé, Banana Split, Sorvetes em taças e muito mais. Veja abaixo o cardápio.

frio bom

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Quem estiver interessado fazer contato pelo fone abaixo

vende-se

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
ALEX
FOTO: ALEX CAMPOS

O provedor de internet de Boca do Acre, a VerdeNet Telecom, lançou um comunicado aos usuários, incluindo os de Pauini, avisando da interrupção parcial do fornecimento do serviço de internet para os dois municípios, a partir das 8 horas da manhã de hoje, sexta-feira (16).

O motivo do racionamento do sinal é devido aos trabalhos de ativação da fibra óptica que fica entre o local conhecido como ‘Quatro Bocas’ e a Vila Caquetá, situados na BR-317, em território acreano. É um trecho de aproximadamente 55 quilômetros.

Segundo informações da VerdeNet, assim que a ativação estiver concluída, o usuário já vai poder perceber uma melhoria tímida na qualidade do sinal. A primeira etapa corresponde a 25% dos 204 quilômetros de fibra até Boca do Acre, que estará em pleno funcionamento entre os meses de março e abril, se tudo correr conforme o planejamento da empresa.

A continuidade das obras está garantida com mais 76 mil metros de fibra que já estão em posse da empresa, prontos para serem colocados.

A VerdeNet garante que quando a fibra óptica estiver funcionando totalmente em Boca do Acre, o usuário vai perceber sensivelmente a melhoria na qualidade do serviço, que hoje é prestado via rádio. Ainda segundo a empresa, planos novos, mais velozes e com preços mais acessíveis estão sendo elaborados.

Curta nossa página no Facebook

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
antonio
FOTO: ECOS DA NOTÍCIA

O corpo de Antônio Gomes de Franca, de 34 anos, foi encontrado no Rio Purus, em Boca do Acre, cidade do Amazonas, na quarta-feira (14) pelo Corpo de Bombeiros do Acre.

Segundo informações dos bombeiros, Franca tinha se jogado no rio para fugir da polícia da cidade.

O major do Corpo de Bombeiros, Cláudio Falcão, afirmou que populares informaram para a equipe que o homem tinha problemas mentais e estava correndo da polícia quando se jogou no rio.

Por estar mais perto da localidade, os bombeiros do estado do Acre que atendem a região do Amazonas e parte de Rondônia, segundo o major. Foram dois dias de buscas para encontrar o corpo de Franca.

“Segundo informações repassadas pela população de Boca do Acre sobre o caso, esse jovem tinha problemas mentais e durante as festas de carnaval na localidade, quando via algumas mulheres, ele se masturbava. Numa dessas ocasiões, chamaram a polícia, e quando ele avistou a guarnição, correu, se jogou no rio e acabou se afogando”, contou o major.

Os bombeiros do Acre foram acionados na terça-feira (13) e já iniciaram as buscas. O corpo de Franca foi achado no final do bairro Praia do Gado.

“Fizemos as buscas na terça a tarde e na quarta o dia inteiro. Encontramos ele na noite de ontem. Foi resgatado e o corpo foi entregue às autoridades do Amazonas em Boca do Acre”, concluiu.

Curta nossa página no Facebook

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
INICIO DO ANO LETIVO EM BOCA DO ACRE
FOTO: AGOSTINHO ALVES

A jornada educacional inicia hoje, quinta-feira (15), para 10.160 alunos que serão atendidos pelas redes estadual e municipal de ensino em Boca do Acre. A maioria (51% dos educandos) estudará em escolas geridas pela Secretaria Municipal de Educação e Desporto – SEMED - e 49% frequentará os estabelecimentos de ensino atendidos pela Secretaria de Estado da Educação e Qualidade de Ensino – SEDUC/AM.

A SEMED atenderá 5.200 alunos, conforme informação do secretário municipal de Educação, Alcimar Carvalho, que serão distribuídos em mais de 100 escolas com sede na zona urbana e na zona rural. São ofertados pelo município a Educação Infantil (Pré-I, II e Série Inicial), Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) e Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano).

A clientela da rede estadual é de 4.960 alunos, distribuídos em 10 escolas sediadas na zona urbana, além do tecnológico rural, oportunizando aos estudantes do campo a continuidade e conclusão dos estudos através da educação mediada pela tecnologia.

A SEDUC oferece em Boca do Acre o Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) e Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio. Além do estudo presencial, os alunos da rede estadual ainda têm a oportunidade de estudar através do ensino mediado pela tecnologia.

O calendário escolar de 2018 será encerrado na primeira quinzena de dezembro, após o cumprimento de 200 dias letivos, com 800 horas/relógio, conforme reza a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB.

Curta nossa página no Facebook

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
ADAF
FOTO:PORTAL DO ZACARIAS

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf), órgão integrante do Sistema Sepror, realiza barreira móvel para fiscalizar irregularidades no trânsito de animal e vegetais em Boca do Acre.

Os agentes agropecuários atuam em dias, horários e locais diferentes nas vias de trânsito de Boca do Acre e região sul do Município de Lábrea. Ao todo, cinco agentes da Adaf participam da ação.

De acordo com o diretor-presidente da Adaf, Sergio Muniz, a barreira móvel agropecuária funciona como uma medida preventiva para averiguar o controle de trânsito de animais, produtos e subprodutos de origem animal, vegetais e suas partes, visando controlar doenças e pragas, rastreabilidade e roubo de animais.

“Nossos barreiristas verificam os veículos que trafegam nessas vias, se eles estão realmente respeitando as legislações de trânsito de animais e vegetal e orientamos pecuaristas, produtores rurais e transportadores sobre a emissão da guia de trânsito animal e vegetal”, comentou.

Sergio Muniz explica que a Guia de Trânsito Animal (GTA) e a Permissão de Trânsito Vegetal (PTV) são documentos obrigatórios que devem ser apresentados pelos condutores que trafegam com produtos oriundos de outras regiões, em consonância com as legislações específicas do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Curta nossa página no Facebook

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
nelma
FOTO: GILMAR PERON

Mamãe Nelma e papai Arley estão em aquecimento para a chegada do mais novo membro da família, o José Luiz. Veja uma pequena galeria de fotos da festinha que revelou o sexo do pequenino. Fotos por Gilmar e Taciana

Veja aqui galeria de fotos

Curta nossa página no Facebook

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

boca do acreEm matéria veiculada por Acritica.com, dos 62 municípios do Amazonas, apenas sete prestaram informações a respeito do Fundeb. São eles: Anori, Apuí, Autazes, Benjamin Constant, Itamarati, Manaquiri e Silves. Boca do Acre não está na lista das unidades estaduais que prestaram contas até o presente momento, o que pode comprometer a finanças do município, que poderá ser impedido de receber recursos federais.

Boca do Acre também não esclarece de forma contundente o motivo pelo qual os professores não receberam o abono do Fundeb na sua totalidade. Os profissionais da educação tiveram prejuízo estimado, por matrícula, em mais de 800 reais.

O caso mais grave é dos vinte municípios do Estado que não prestaram contas referente às verbas recebidas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb), no ano de 2017.

Ainda segundo a matéria, esses municípios “correm o risco de ficar impedidos de receber recursos e contratar operações de crédito com o governo federal. A informação está disponível no Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope)”.

O prazo já se esgotou

O prazo final para que os gestores municipais submetessem as informações dos gastos em Educação referentes ao 6º bimestre de 2017 foi dia 31 de janeiro. Por conta dos baixos índices em todo o Brasil, a Confederação Nacional de Municípios solicitou ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), uma prorrogação do prazo, para que mais Municípios possam enviar os dados necessários.

Ao todo, os municípios do Amazonas receberam R$ 2,1 bilhões de recursos do fundo. Pela Lei 11.494/2007, que regulamenta o Fundeb, é previsto que pelo menos 60% dos recursos do fundo sejam destinados ao pagamento de profissionais do magistério que estão em atividade dentro da escola. Os 40% restante devem ser aplicadas nas demais ações de manutenção e desenvolvimento do ensino.

Penalidades

Quando um município deixa de cumprir o prazo, e não envia as informações ao Sistema, ele está sujeito a penalidades. Entre elas, a inscrição no Cadastro Único de Convênio (Cauc), que o impede de receber as transferências voluntárias da União por tempo indeterminado. Os repasses só são liberados após a transmissão dos dados pendentes. No entanto, o Siope não aceita receber a prestação de contas mais recente, se houver pendências antigas, por exemplo do 4º bimestre.

Curta nossa página no Facebook

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
GILMAR PERON
FOTO: GILMAR PERON

A criatividade é um dom conferido por Deus à sua criatura (homens), neste termo me refiro aos gêneros masculino e feminino. Segundo alguns estudiosos e observadores da natureza, nós somos có-criadores. Estamos a todo momento criando, não só coisas, mas também nosso destino, por assim dizer o futuro, seja individual ou coletivo. Assim, o dom de criar confere ao homem responsabilidade com o próximo, a natureza e o meio em que vive. Seria tudo a favor de um mundo melhor, mais próspero e digno. Então podemos ver a criatividade como fator primário para a evolução social e cultural de uma sociedade.

Gosto da frase inspiradora de Barack Obama quando disse: “A mudança não virá se esperarmos por outra pessoa ou outros tempos. Nós somos aqueles por quem estávamos esperando. Nós somos a mudança que procuramos”.

A criatividade é uma faculdade única e exclusiva do homem pois está relacionada a capacidade de sonhar. O cérebro humano possui dois hemisférios, o esquerdo (objetivo, analítico e lógico) e o direito (relacionados aos sonhos, idéias e criatividade). De acordo com pesquisas, a maioria dos homens usam apenas o lado esquerdo do cérebro, ou seja, o analítico. Deixando de usar o direito que é fonte de toda criatividade. E como não usam esta faculdade sonhadora, cedo ou tarde o pesadelo atormenta.

Como o ser humano não usa esta energia criativa e positiva, o preço a pagar inicialmente será tensão, nervosismo e um estado de ansiedade, alguns desenvolvem até a agressividade. A partir deste quadro, lamentavelmente e por pura ignorância a maioria prefere fugir e esgotar suas energias em bares, boates, televisão ou se empanturrando de tanto comer, etc. Os resultados de tudo isso não preciso falar, vocês podem imaginar pelo uso de vossa imaginação. Não quero dizer que seja contra usufruir de certos prazeres que a vida nos confere, mas em tudo deve haver equilíbrio.

Voltando a necessidade de criar. Este desequilíbrio pode explicar os altos índices de viciados e violência seja doméstica ou em grupos de pessoas. Vivemos numa sociedade materialista que usa toda força mental e potencial criativo para aquisição de bens materiais, esquecendo-se totalmente da necessidade de criar o novo, o inesperado, aquilo que te leva a um estado de êxtase profundo. Até aqui, a capacidade de sonhar há muito se perdeu, alguns nem sabem que sonham durante a noite, na verdade todos sonhamos, o que acontece é que com a vida atribulada do dia a dia você perdeu a capacidade de lembrar dos sonhos, nem sabe mais que sonha, pobre infeliz, quanto mais criar.

Deus quando criou o mundo, em sua infinita sabedoria, usou de sua capacidade criativa oriunda da dimensão dos sonhos, dando forma a todo tipo de vida que existe no universo. Alguns Iogues pregam que tudo o que vivenciamos é uma abstração, um mundo de sonhos, sonho divino ou sonho de Deus. Então, podemos afirmar que a criatividade nasce do mundo das idéias, consequentemente dos sonhos, por assim dizer do lado direito do cérebro.

Basta abrir a janela do nosso coração e observar sua criação, o quanto é bela e harmoniosa. Se observarmos mais atentamente veremos todo o colorido das folhas, do sol, da lua e das estrelas, a canção dos ventos e dos pássaros também está presente em nossas vidas. Que  lamentavelmente o homem com sua falta de criatividade o destrói em nome do progresso e do desenvolvimento. Como se fosse levar algo daqui para onde vai.

O verdadeiro progresso será quando o homem for capaz de criar de forma criativa usando de todas suas faculdades mentais que advém do espírito (o uso equilibrado dos dois hemisférios).

Agora peço-vos que faça uma introspecção e pergunte-se por que tanto atraso na sociedade em que vivemos? Deixo a resposta por sua imaginação.

Um abraço a todos e fiquem em paz.

Curta nossa página no Facebook

Designed by ABCMIX Joomla Site Designer - 2015